terça-feira, 25 de agosto de 2009

Eu tive uma rosa. Eu amei uma rosa.

"Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas.
Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isto basta para que seja feliz quando a contempla. Ele pensa "Minha flor está lá, nalgum lugar..." Mas se o carneiro come a flor, é pra ele, bruscamente, como se todas as estrelas se apagassem.
As estrelas são belas por causa de uma flor que não se vê.
Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que fez tua rosa tão importante (...) Os homens esqueceram essa verdade. Mas tu não deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

(O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry)

Veja bem, eu tive uma rosa. Eu amei uma rosa. Mas rosas, você sabe, são muito delicadas, um vento, que seja, pode quebrar seu tronquinho estreito e arrancar-lhe as pétalas. A eterna desvantagem em ter uma rosa é o risco de perdê-la. Vovó foi uma das rosas mais belas e alegres que se pode imaginar. A dor que conduz à morte distorce a beleza e a alegria, mas que se conserve em minha lembrança e na lembrança de todos apenas o que for bom. Da vida, e não da morte. Da sua energia e obstinação diante das dificuldades que lhe foram impostas. Até mesmo sua teimosia e mal-humor, dos quais herdei e admito sem reservas. Mas principalmente, das histórias engraçadas que nos contava, sua ingenuidade e certa doçura em suas origens sertanejas, sua maneira exagerada de contar e supersticiosa de encarar a realidade e seu jeitinho mais besta do mundo que matava todo mundo de rir. Te amo muito e pra sempre. Divirta-se pra caramba ao lado de Jesus e coma muitos doces sem precisar ser escondido, desta vez.

3 comentários:

isa disse...

céus, amo esse livro, amo seu blog *.*

Michele disse...

eu sabia que minha amiga tinha comentado esse post. sabia.

Michele disse...

E que bonito dedicá-lo à sua vó,
parabéns pela doçura :)

Postar um comentário